domingo, 4 de dezembro de 2011


Luto no futebol morre dr. Sócrates
Com uma carreira marcada por vitórias Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, "Doutor Sócrates", "Magrão" ou simplesmente Sócrates, nasceu em Belém-PA, no dia 19 de fevereiro de 1954. Não se destacou apenas com a bola nos gramados, onde mostrava classe, inteligência e técnica. Foi um dos fundadores da Democracia Corintiana (que visava a uma maior participação dos jogadores nas decisões do clube) e participou do movimento pelas Diretas Já (campanha por voto para a eleição presidencial).Irmão mais velho de Raí, outro famoso jogador de futebol, começou sua carreira como jogador no Botafogo de Ribeirão Preto e logo chegou ao Corinthians, clube pelo qual fez 297 jogos, marcou 172 gols, é considerado um dos maiores ídolos de todos os tempos e conquistou três Campeonatos Paulistas: 1979, 1982 e 1983. Doutor Sócrates também passou por Fiorentina (ITA), Flamengo e Santos.Pela seleção brasileira, Sócrates disputou duas Copas do Mundo, em 1982 e 1986. Em sua primeira participação, Sócrates fez parte do time com Júnior, Falcão, Toninho Cerezo, Zico & Cia. que encantou o mundo, mas perdeu para a Itália no jogo que ficou marcado como a Tragédia do Sarriá, estádio no qual o Brasil foi derrotado no Mundial disputado na Espanha.Em campo, Sócrates sempre se destacou por sua qualidade, jogava com a cabeça em pé e comandava o meio de campo com passes precisos (fez do passe com calcanhar uma de suas características). E Sócrates sempre foi arma no ataque, chegava com facilidade e fazia gols.
Luta contra alcoolismoSócrates admitiu que era dependente de álcool e que foi internado em agosto por causa de hemorragia digestiva devido ao alcoolismo. O ex-jogador disse que ia parar de beber para se recuperar totalmente, mas foi para o Hospital às pressas por conta de nova hemorrogia por hipertensão portal. Sócrates deixa mulher e seis filhos.
Interessante vermos um histórico vencedor como atleta ,passando mpela seleção brasileira e os dois clubes de maior torcida ,esse grande jogador ,de opiniões muitaas vezes polêmicas foi vencido pelo alcool ,que sirva de exemplo tanto como atleta ,também mostrando os malefícios que o vício do alcoolismo trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário